Então, isso realmente não é um segredo, especialmente porque a colaboração e comunicação eficaz há muito tempo é parte integrante da relação advogado-cliente.
Colaboração = menos reclamações de clientes = clientes mais felizes
Se você deseja ser um escritório de advocacia de sucesso, precisa manter seus clientes satisfeitos - e uma das melhores maneiras de fazer isso é colaborando com seus clientes.
Na verdade, a colaboração e a comunicação eficaz e contínua entre advogado e cliente podem ajudar a prevenir várias reclamações comuns de clientes.
Nunca ouça “Meu advogado não está se comunicando comigo”
Independentemente de ser ou não razoável, muitos clientes hoje esperam uma resposta quase imediata quando entram em contato com você. A realidade, entretanto, é que você pode estar no tribunal, em uma sessão para fechar um acordo, se reunindo com outros clientes ou ocupado completando uma série de tarefas importantes - mas seu cliente não sabe disso. E se você não responder imediatamente, eles podem continuar tentando contatá-lo por qualquer meio necessário, incluindo uma enxurrada de e-mails e várias ligações para a recepção do escritório e para o seu celular.
No entanto, a colaboração ativa pode ajudar a evitar esses problemas de comunicação, especialmente quando combinada com alguns recursos específicos. Por exemplo, existem ferramentas de colaboração online que você pode usar para se comunicar com clientes - e elas são muito mais seguras do que e-mail. Assim, quando o seu cliente tem uma dúvida ou preocupação, ele sabe que esta ferramenta online é o único lugar para enviar uma mensagem direta e segura - portanto, não precisa adivinhar a melhor maneira de entrar em contato com você. Isso mantém as linhas de comunicação abertas e o cliente informado.
Nunca ouça “Meu advogado não está lutando por mim”
Muitos clientes não estão muito familiarizados com o funcionamento interno do sistema jurídico ou da prática jurídica - portanto, não sabem necessariamente todo o trabalho que está sendo feito em seus casos nos bastidores.
Um advogado pode passar semanas pesquisando, redigindo e ajustando uma moção ou contestação, mas o cliente apenas vê o produto final, assim, não conhece o trabalho investido no processo. E se o advogado não estiver fazendo um esforço extra para manter o cliente informado, ele pode achar que o advogado não está trabalhando muito em seu caso. Mas, ao manter o cliente envolvido por meio de colaboração e comunicação, ele terá um melhor entendimento de todo o trabalho que você está fazendo para protegê-lo e atender aos seus interesses.
Os clientes são as partes mais interessadas no resultado do caso, portanto, mantenha-os envolvidos. Isso não só os deixará mais felizes, mas também pode ajudar a prevenir uma série de problemas e reclamações desnecessárias e evitáveis no futuro.
Além disso, a colaboração advogado-cliente pode ser boa para os resultados financeiros de seu escritório. Afinal, quanto melhor você colabora e se comunica com os clientes, maior é a probabilidade de eles recomendarem seu escritório a outras pessoas.
Então, como posso colaborar mais? É simples, com ferramentas de colaboração online.
Conforme mencionado acima, existem várias ferramentas online disponíveis que podem ajudá-lo a melhor colaborar e se comunicar com seus clientes.
Por exemplo, seu escritório pode usar ferramentas de colaboração online para:
Compartilhamento de documentos: ao considerar uma ferramenta de colaboração online, procure uma que tenha a capacidade de compartilhar documentos grandes com segurança. Isso permitirá que você e seus clientes colaborem em documentos a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. E já que você não precisa mais usar e-mail, você nunca mais terá que se preocupar com o arquivo ser muito grande para enviar.
Comunicação advogado-cliente: se você escolher a plataforma de colaboração certa, você pode agilizar suas comunicações, já que tudo está em um só lugar - e os clientes sabem a melhor forma de entrar em contato com você. Além disso, quando clientes (ou advogados) precisam de informações, eles não precisam ficar vasculhando centenas de e-mails em busca das respostas de que precisam. Melhor ainda, as ferramentas de colaboração online são geralmente muito mais seguras do que e-mail.
Colaboração entre advogados: as ferramentas online não apenas podem ajudá-lo a colaborar com clientes, mas também com outros advogados em seu escritório. Assim como nas atividades com clientes, você pode manter sua equipe e outros advogados informados, colaborar em documentos de casos e gerenciar tarefas de casos com apenas alguns cliques.
O mundo jurídico é complexo o suficiente. Portanto, não piore as coisas tentando colaborar com seus clientes usando uma complicada rede de ferramentas desconectadas.
Faça um favor a si mesmo e invista em uma ferramenta de colaboração online completa. Seus clientes ficarão agradecidos.
Texto retirado do site da Thomson Reuters
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